Maricá representou o Rio de Janeiro em uma lista com as 10 praias mais acolhedoras do Brasil em 2022. A pesquisa foi feita e divulgada pela plataforma Airbnb, que teve como base as avaliações dos usuários.
As praias de Maricá ficaram em 5º lugar, perdendo apenas para ️Navegantes (SC), Governador Celso Ramos (SC), Imbituba (SC) e São Miguel dos Milagres (AL). Fechando a listagem, depois de Maricá, ficou a praia da Penha (SC), Porto de Pedras (AL), Salinópolis (PA), Itajaí (SC) e Laguna (SC).
Observando o top-10, a cidade Fluminense é a única representante não apenas do estado do Rio de Janeiro, mas de toda a região sudeste. Informação, essa, que deixou animado o trade turístico.
“Maricá está cada vez mais atraente, esse é um fato constatado por pesquisa realizada pela plataforma do Airbnb por seus usuários e clientes. Ficamos felizes em receber essa informação, nada melhor do que o mercado reconhecer o grande trabalho que está sendo realizado”, disse Paulo Santos, presidente do Maricá Convention & Visitors Bureau.
Para o empresário, a informação é uma indicação de que as ações estão seguindo na direção correta. “São muitas mãos, por um lado o Governo municipal com inúmeras ações simultâneas, por outro iniciativas e parcerias dos empresários de nossa cidade também nessa direção, tudo isso para produzir esse posicionamento”, pontuou.
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, no qual Maricá está na categoria C, a cidade recebeu 94.745 turistas nacionais em 2022, além de outros 1.509 turistas de fora do país.
Presidente da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM), Alberto Matrilhas acredita que o número de turistas é ainda maior. “A maioria das pousadas e hostels estão no Airbnb, o problema é que não temos estatística das casas na plataforma. Percebo que a quantidade de turistas na cidade no mínimo dobraria se tivéssemos essa estatística completa”, acredita.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ficou sabendo da informação através da reportagem do ErreJota Notícias. “A gente fica feliz. Maricá construiu uma grande rede de proteção social, mas aponta o turismo como valor importante da construção econômica da cidade. A gente tem feito, ao longo do tempo, muita urbanização em áreas públicas, em áreas litorâneas, construído um conjunto de programas e projetos que dialogam com esse centro atrativo do valor turístico”, ressaltou.
“Estamos trazendo a sociedade maricaense para esse processo comum, que é somado entre o público e o privado dos setores gastronômico e hoteleiro, que vão dando à Maricá essa capacidade de se alavancar como uma cidade cujos atrativos naturais são gigantes. Já conhecemos as belezas do nosso município. Esse refino que temos feito na cidade avoluma essa procura por Maricá e isso é a grande cadeia econômica do nosso tempo. O turismo é uma indústria limpa e de muito volume, além de girar muita riqueza no universo de quem quer viver o entretenimento, os novos conhecimentos de novos territórios”, concluiu o prefeito.
*colaborou Raquel Morais