A Sociedade Musical Nova Aurora, em parceria com a Prefeitura de Macaé, está se preparando para o concerto comemorativo de seus 150 anos. O evento acontecerá no dia 7 de junho (quarta-feira), às 20h, na Praia da Imbetiba. O diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Sopros, Hélio Rodrigues, trará convidados especiais para a ocasião. Estarão presentes dois solistas e o grupo Raiz do Sana, que estará celebrando seus 25 anos de existência. Além disso, o concerto contará com a participação do maestro Bruno Py, regente da Orquestra Popular de Macaé (OPM) e professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).
Os solistas convidados são a soprano Anna Hannickel e o tenor Ricardo Gaio, que interpretarão “The Phantom Of The Opera” (O Fantasma da Ópera). Anna Hannickel foi solista principal do coral das Meninas Cantoras de Petrópolis em concertos realizados no Brasil e no exterior. Ela também se apresentou como solista com a Orquestra Sinfônica Brasileira no projeto Aquarius. Em 2021, Anna Hannickel foi solista no concerto histórico de reabertura do Teatro do Copacabana Palace. Além de ter se apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala Cecília Meireles, entre outros importantes espaços culturais, ela faz parte do Núcleo de Ópera do Estúdio VOCE.
O tenor e ator Ricardo Gaio conquistou o terceiro lugar na categoria masculina no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner Edição Brasil em 2021. Ele também foi vencedor do Prêmio Recital Série Toriba Musical no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas em 2021. Em 2022, ele interpretou o personagem Tristão na ópera “Le Vin Herbé” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em abril de 2023, ele interpretou o personagem Dilermando de Assis na ópera “Piedade”.
O maestro convidado, Bruno Py, possui doutorado em Música pela UniRio. Ele é um premiado contrabaixista e arranjador, com reconhecimentos como o Rio Jovem Artista 2003, Prêmio TIM 2008, Rádio MEC e Nacional 2010. Bruno Py já lançou três discos autorais e participou de diversas produções e espetáculos.
Saiba mais informações sobre a Nova Aurora:
A Nova Aurora foi fundada em 8 de junho de 1873 e atualmente é composta por 62 músicos, entre profissionais e amadores que receberam formação musical na instituição. Neste mês de maio, ela recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Macaé, aprovado pelo Legislativo Municipal. A orquestra também foi selecionada pelo projeto Incubadora Cultural Conexões Musicais da Orquestra Sinfônica Brasileira. Desde 2008, por meio da lei 5.215/08, a instituição já é reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais