spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé ampliará polo de formação acadêmica com a Uenf

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A formação de parceria entre a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para ampliar e fortalecer o processo de formação acadêmica de alunos que participam dos cursos ofertados pelos campus das duas instituições de ensino superior de Macaé será viabilizada pelo governo municipal.

A proposta de intercâmbio de profissionais, cursos e pesquisas que serão compartilhados entre as duas universidades foi aprovada pelo prefeito Welberth Rezende ao receber, nesta quarta-feira (10), o reitor da UENF, professor Raul Ernesto Lopez Palacio, junto a vice-reitora professora Rosana Rodrigues, e o corpo docente que atua no campus da universidade em Macaé.

A ideia é utilizar a expertise da FeMASS e da UENF para fortalecer o conceito de Macaé como “Cidade do Conhecimento”, garantindo a formação de profissionais que atendam a demanda atual e futura da cadeia produtiva de óleo e gás, a nova fase de industrialização da cidade a partir da transição energética através do gás natural e também a expansão de outros segmentos econômicos, como a Agronegócio.

“O governo tem como prioridade auxiliar a expansão do ensino superior, investindo em infraestrutura na Cidade Universitária para expandir laboratórios, salas de aulas e espaços de formação. Queremos também estabelecer parcerias com a UENF, que possui um inoperante referência técnica para a cadeia produtiva offshore regional, formando profissionais que contribuem de forma direta com o nosso desenvolvimento”, destacou o prefeito.

A proposta visa estabelecer termo de cooperação entre a FeMASS e a UENF para o desenvolvimento do intercâmbio de corpo docente das duas instituições de ensino para a ampliação dos cursos de formação acadêmica disponíveis nos campus de Macaé. A medida garantiria aos alunos de cursos da Faculdade Municipal o acesso a projetos, pesquisas e equipamentos de laboratórios, como o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep).

“A UENF é uma das mais antigas universidades com campo próprio em Macaé. Em 30 anos de atuação trabalhamos muito a interação com a sociedade, em especial aqui na cidade, que possui uma referência importante para toda a região”, apontou o reitor da UENF, professor Raul Palacio.

Outra proposta também de parceria entre a FeMASS e a UENF é a criação do chamado “curso de residência multiprofissional”, que prevê a criação de bolsas de incentivo para os estudantes dos 16 cursos da Universidade Estadual, que atuariam em setores e serviços que integram a administração e gestão do município.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img