spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Rio das Ostras prepara enfermeiros para identificar precocemente sinais de tuberculose

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Enfermeiros atuantes na Rede de Atenção Primária, aprovados no último Concurso Público de Rio das Ostras, receberam na quarta-feira (22), uma capacitação para atuar nos fluxos e rotinas do Programa de Controle da Tuberculose.

A qualificação aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros, no Jardim Mariléa, e preparou mais 17 profissionais da Rede. Com a abordagem “Tuberculose na Atenção Primária: Prevenção, Tratamento e Cura”, os servidores aprenderam sobre os sinais e sintomas da doença, a identificar os sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam tosse por três semanas ou mais), solicitar exame de escarro e como colher uma boa amostra. Fluxo de atendimento de casos suspeitos, o monitoramento do tratamento da infecção latente, a realização da avaliação dos contactantes intradomiciliares do paciente com tuberculose, o abandono do tratamento, entre outros assuntos, também foram abordados.

“A capacitação contribui diretamente com o serviço prestado à população, ela oportuniza a identificação precoce de um caso suspeito para investigação, diagnóstico e tratamento, interrompendo assim a cadeia de transmissão da doença”, explicou Karla Viana, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Município.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona no Centro de Saúde, na sala 26, no endereço Avenida Guanabara, s/nº, Extensão do Bosque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-4170.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img