O resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 em Quissamã foi de 0,4%. O serviço, realizado entre os dias 02 a 06 de janeiro, mostra que o município está com baixo risco de epidemia de dengue.
Porém, a Prefeitura de Quissamã alerta para que os moradores reforcem os cuidados, pois num período de chuvas, a possibilidade da proliferação do mosquito é maior.
A Secretaria de Saúde já intensificou as ações. Em apenas 20 dias, já foram realizadas 4.051 visitas pelos Agentes de Combate às Endemias nas residências e comércios do município.
Os agentes de saúde, em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF), também deram início a uma série de atividades educativas que levam para os pacientes mais informações sobre o combate. Os bairros também receberão equipes para panfletagem, com objetivo de informar e orientar a população sobre as medidas necessárias para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
“O histórico epidemiológico do município apresenta uma tendência de aumento do número de casos de dengue entre os meses de março e maio, porém o mês de janeiro já apresenta um número maior de notificações, o que reforça a necessidade de enfrentamento”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos Chagas.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais