A Prefeitura de Macaé declarou, através de um decreto publicado na última quarta-feira (11), ser de utilidade pública um terreno que fica ao lado do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ.
O instituto fica no bairro São José do Barreto.
A área será doada à universidade, que utilizará o terreno para ampliação do Laboratório de Pesquisas de Doenças Emergentes e Negligenciadas do instituto.
A ampliação do laboratório favorecerá a expansão das atividades de pesquisa da covid-19, zica, chikungunya, varíola do macaco, protozoários que causam a doença de Chagas, entre outras.
Ainda irá contribuir para a formação continuada e qualificada dos alunos da UFRJ e de outras universidades da Região Norte Fluminense, em saúde e ciências biológicas.
O laboratório tornará possível a formação de mais mestres e doutores através dos Programas de Pós-graduação ‘sensu stricto’ já implantados no Nupem e de cursos de graduação e pós-graduação ‘lato sensu’, na área da saúde.
“A doação deste terreno para o Nupem, com ampliação de laboratórios, trará significativos benefícios à população. Os laboratórios irão dispor de equipamentos de última geração e uma estrutura avançada com nível de biossegurança 3 para atendimento ao cidadão e para pesquisas. Outra contrapartida será a formação continuada e qualificada de professores. Muitos deles atuarão junto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Macaé. Fora isso, há a possibilidade de novos cursos, atendendo à indústria de energia”, declarou o prefeito.