Duas cidades da Costa do Sol estão disputando a chegada de um campos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro na região. O imbróglio envolvendo um prédio em processo de desapropriação em Cabo Frio fez com que o prefeito de São Pedro da Aldeia tentasse negociar para atrair a instituição para a cidade.
A informação é do “Folha dos Lagos”. De acordo com a publicação, o prefeito aldeense Fábio do Pastel já estaria negociando a ida da instituição para São Pedro. No entanto, a própria universidade teria alegado desconhecer o assunto.
Já em Cabo Frio, a confusão envolve a justiça. O prédio da Ferlagos, que funciona em frente ao Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, que já é de gestão da universidade estadual, já estaria em processo de desapropriação. No entanto, a instituição conseguiu na justiça um efeito suspensivo ao recurso, concedido pela desembargadora Lúcia Helena do Passo, da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, suspendendo a desapropriação do prédio.
Ainda em agosto, a Justiça voltou atrás e autorizou a posse do imóvel. No dia 17 do mesmo mês a juíza Silvana Antunes, da 3ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio, chegou a expedir mandado de imissão na posse do prédio, mas dois dias depois o desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou o recolhimento do mandado de imissão de posse da Uerj no imóvel até a realização de uma audiência especial, que até hoje não aconteceu e segue sem data.
Ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o dep. est. Dr Serginho sugeriu ao ao Governo do Estado que salas do C.E. Miguel Couto fossem utilizadas pelos alunos da Uerj. A sugestão não agradou alunos e professores da escola, que podem ver a escola ser fechada para se tornar um prédio próprio da Uerj.
Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que “está em contato permanente com a reitoria da Uerj na busca de uma solução para acomodar os três novos cursos criados para Cabo Frio (Medicina, Geografia e Ciências Ambientais)”.
“A Secretaria de Educação está realizando remanejamento de alunos para ceder um prédio escolar para a Uerj em 2023. Entretanto, a Prefeitura não informou qual prédio seria este. O anúncio oficial da cessão será feito em janeiro”, disse a nota.