spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé segue com ameaça de grande volume de chuva e ventos de até 100 km/h

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Um novo aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém Macaé em estado de alerta. Há a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60 a 100 km/h) para esta sexta (02).

De acordo com o INMET, durante toda a sexta o céu terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas durante a tarde e noite. Não há previsão de chuva pela manhã.

A temperatura mínima deve ficar na casa dos 17°C, enquanto a máxima não passa de 25°C. O INMET aponta que as fortes chuvas são causadas por um fenômeno chamado de “Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)” e por conta da umidade vinda do oceano para o continente.

“A ZCAS é uma persistente banda de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Ela atua nos meses de primavera e verão no Hemisfério Sul, sendo um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica deste período”, explicou o INMET.

O fenômeno costuma estar associado a uma sequência de dias chuvosos e com grandes volumes de chuva, que em muitos casos ocasionam grandes impactos, como alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra, resultando em enormes prejuízos à população nas áreas atingidas.

A Prefeitura de Macaé montou uma força-tarefa para mitigar o efeito das fortes chuvas. A Secretaria Adjunta de Defesa Civil segue atuando nos locais mais críticos do município, como Aroeira, Lagoa, Linha Azul, Linha Verde, Imburo e, também, em bairros da Região Serrana, como Glicério, Córrego do Ouro e Sana.

Já a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos está atuando em diversos pontos da cidade. Entre as ações estão remoções de entulhos e inservíveis no Novo Cavaleiros, Praia Campista, Costa do Sol, Centro, Aroeira e Ajuda de Baixo.

A Secretaria Municipal de Educação irá manter as aulas suspensas nas unidades escolares nesta sexta-feira (2). O motivo são os trabalhos de reorganização, reparos emergenciais e a limpeza. Os servidores estarão nas escolas para arrumação dos espaços para que as aulas retornem ao normal na segunda-feira (5). 

Equipes também atuam com limpeza e desobstrução de boca de bueiros; atendimento emergencial para liberação de via na estrada do Imburo, além de capina e raspagem manual no Novo Botafogo e na Aroeira.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img