A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio deve ganhar, ainda esse ano, um novo grupamento: trata-se da Patrulha Maria da Penha, que vai atuar em parceria com o Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam). A ideia é reforçar a estrutura da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.
“O serviço é muito importante porque vai ao encontro das demandas do município no que se refere ao combate à violência contra a mulher. A patrulha da PM tem uma equipe para atender aos sete municípios, então, é muita demanda. Mas a partir da implantação, Cabo Frio passa a contar com um equipamento para atender apenas ao município”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França.
De acordo com a pasta, além da parceria com o Ceam, a patrulha municipal também será parceira da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim) e da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.
Uma sensibilização e capacitação do efetivo que irá atuar nessas demandas já está acontecendo. O objetivo é a formação do efetivo que vai atuar na Patrulha Maria da Penha. Do total de guardas presentes, 56 se inscreveram para atuar na PMP. Destes, 12 serão selecionados para integrar a patrulha.