O presidente do Conselho Regional do Turismo da Costa do Sol (CONDETUR), Marco Navega, participou entre os dias 22 e 23/11, em Brasília, do 1º Seminário do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) + Integrado. Representantes de diversos segmentos do turismo de todo o país estiveram reunidos com secretários, diretores e coordenadores do Ministério do Turismo (MTur).
“Somos uma região que apresenta os melhores índices de desenvolvimento do turismo, mas não somos notados pelo MTur nessa relevância e estamos atrás dessa notoriedade em busca de investimentos nos eventos regionais e na infraestrutura turística”, disse Marco Navega.
O presidente do Condetur Costa do Sol apresentou, durante o evento, as especificidades e diversidade da oferta turística de cada cidade, bem como a conectividade rodoviária, aeroviária e marinha além das ações e programas desenvolvidos pelo conselho, que reúne representantes públicos e privados de 13 municípios.
Durante o seminário, Navega inscreveu o CONDETUR Costa do Sol no grupo nacional que iniciará as pesquisas e os projetos de associação do esporte ao turismo. Com isso, haverá a oportunidade de se colocar em evidência as diversas modalidades esportivas praticadas no mar, rios, lagoas, praias e no universo rural dos municípios da região.
Foram debatidos, também, temas como segurança turística, sustentabilidade e turismo responsável, além da regularização e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. Foi reforçada a importância do Cadastur que alimenta o Mapa do Turismo Brasileiro, categorizando os Municípios.
Vale lembrar que é com base nos dados do Cadastur que várias ações do MTur são direcionadas e realizadas em parceria com estados e municípios, como repasses de recursos para obras de infraestrutura e de programas de financiamento de projetos públicos e privados como o Prodetur + Turismo e o Fungetur, além de programas de qualificação e capacitação no turismo.
O propósito do Seminário foi promover a troca de experiências entre os líderes das governanças turísticas regionais de todo o Brasil, além de fortalecer a comunicação entre os governos federal, estadual e municipal e agentes envolvidos no PRT.