A Prefeitura de São Pedro da Aldeia divulgou na tarde desta terça-feira (1) o novo assistente virtual administrativo “Pedrinho” que atende a população através de mensagens instantâneas pelo número (22) 99776-0633.
Através do WhatsApp e Telegram, o assistente virtual recebe mensagens de texto, áudio e imagens, e irá auxiliar a população em demandas administrativas de forma automatizada.
“Nosso objetivo é modernizar os sistemas adotados no município de forma a facilitar, cada vez mais, o atendimento e o acesso do cidadão aos nossos serviços. É uma ferramenta que vai beneficiar nosso servidor, o morador e as pessoas que precisam resolver questões burocráticas em nosso município. Tudo é feito com muita segurança e responsabilidade”, explicou o prefeito Fábio do Pastel.
Com a compreensão de dados por meio fotos, cidadãos poderão fazer uma solicitação de IPTU ou de contracheque a partir de uma foto do documento anterior. O recebimento de mensagens de voz visa facilitar o atendimento a pessoas com diferentes necessidades.
É possível também solicitar ao atendente a segunda via do IPTU, ajuda com alvará, extrato de dívidas, certidões diversas, ISS autônomo, consulta a documentos protocolados, número de CEP e informações sobre linhas de ônibus, entre outros. Os servidores podem ter acesso aos contracheques, informes de rendimento, cadastro funcional e ficha financeira.
Para ter acesso aos serviços, é necessário cadastrar o número de telefone e aceitar o termo de uso que é enviado durante o primeiro contato com o servidor público virtual. “Pedrinho” apresenta opções de atendimento para o cidadão e/ou contribuinte, fornecedor da Prefeitura e servidor público, além de informações turísticas, dados de saúde e transparência, entre outros.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes