O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quarta-feira (30), a ilegibilidade de Washington Reis (MDB), candidato à vice-governador na chapa do candidato à reeleição Cláudio Castro (PL). Reis, que é ex-prefeito de Duque de Caxias, é acusado de crime ambiental, que teria acontecido entre 2001 e 2006.
A inelegibilidade foi confirmada em um placar de 3 a 2. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin votaram contra Washington Reis, enquanto Nunes Marques e André Mendonça votaram a favor da elegibilidade do candidato à vice-governador.
Com a decisão, a chapa tem até 12/09 para indicar novo nome para o cargo de vice-governador. Vale lembrar que o candidato à reeleição Cláudio Castro disse, no dia 13 de agosto que estava certo de que Reis não ficaria inelegível, e que não tinha outro nome em mente para vice.
Em nota, a coligação informou que “acompanhou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirma que, com a divergência de votos entre os ministros, a decisão cabe recurso a ser submetido ao plenário da Suprema Corte”.
“A campanha confirma o nome de Washington Reis na candidatura a vice-governador e ressalta a confiança em sua absolvição e elegibilidade”, concluiu o texto.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes