Em homenagem ao Julho Amarelo, mês da conscientização e prevenção às hepatites virais, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma programação especial nesta quinta-feira (28). A fim de alertar a população para tais doenças, as ações foram realizadas em unidades de saúde da Atenção Básica.
A infectologista Aparecida Castorino explica que a hepatite é uma doença silenciosa, mas que tem tratamento e vacina disponível para a prevenção.
“Infelizmente não existe a procura adequada pela vacina, que previne a hepatite B, uma infecção sexualmente transmissível. É necessário que haja esse incentivo, um movimento pró-imunização. Qualquer pessoa pode se testar e se vacinar. A tipagem C não conta com vacinação, mas tem um percentual altíssimo de cura com acompanhamento e medicação correta. Tanto a testagem quanto a imunização estão à disposição da população pelo SUS”, disse Aparecida.
Cabo Frio possui o Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais no Hospital Dia. Os testes de rápido diagnóstico podem ser feitos no Hospital Dia (São Cristóvão), no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança), e no PAM de Santo Antônio, em Tamoios.
Na Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), também é possível solicitar os exames de detecção da doença. Em caso de resultado positivo, os pacientes são encaminhados para tratamento com médico especialista no Hospital Dia e na Saúde Coletiva, localizada no PAM de São Cristóvão.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes