spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé pode ganhar hospital de referência para tratamento do Câncer

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O sofrimento de quem sofre com câncer na região do Norte Fluminense poderá ser minimizado em breve; a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta (08), um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a implantar o Hospital Estadual de Referência para o Tratamento de Câncer na Região Norte Fluminense.

A iniciativa, da deputada estadual Martha Rocha (PDT), prevê que o novo hospital deverá ser instalado no município com maior densidade demográfica. Considerando o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 – dado mais recente, Macaé é o município da região que atende o requisito.

Foto: Octacílio Barbosa / Divulgação Alerj

“Um Hospital Estadual de Referência para o tratamento de Câncer na Região Norte Fluminense auxiliará a população que terá um melhor tratamento, além de reduzir o desgaste do paciente com câncer, que precisa se deslocar à capital do Rio para a realização do tratamento”, acredita a parlamentar.

De acordo com o texto, as despesas serão custeadas com a receita obtida pelo estado. O governo poderá firmar convênios com prefeituras e com o Governo Federal.

O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão. Os deputados deverão analisá-lo e votá-lo novamente antes de se tornar lei.

Hospital São João Batista – Vale lembrar que, em março deste ano, o governador Cláudio Castro anunciou a ampliação da assistência aos pacientes oncológicos de Macaé – através da oferta de tratamento de radioterapia e a destinação de verbas federais para o custeio de cirurgias, medicamentos e insumos.

Durante a visita ao Hospital São João Batista, o prefeito Welberth Rezende e o governador Cláudio Castro reforçaram a celebração do convênio que garantirá o credenciamento do Polo Municipal de Oncologia como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), o que permitirá a destinação de verbas estaduais e federais, via SUS, para o custeio do tratamento a pacientes atendidos no município.

O convênio celebrado entre o município e o Estado também garantiu ao Polo Municipal de Oncologia verbas destinadas pelo Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para aquisição do aparelho de radioterapia, tornando Macaé referência em assistência aos pacientes oncológicos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img