Como contrapartida na revitalização da Praça do Trem, dentro do Programa “Laboratório de Cidades Criativas”, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está promovendo esta semana uma oficina para os estudantes da Escola Municipal Rocha Leão com o tema: Educação Patrimonial. Ministrada pelo servidor Márcio Cerqueira, as oficinas abordaram aspectos históricos do Município, com um olhar atento para questões da localidade. Os alunos do 4º ao 9º ano foram divididos em turmas que assistiram as palestras na segunda, 23; terça, 24; e nesta quarta, 25.
De acordo com Márcio Cerqueira, a Oficina é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do patrimônio público. “É muito gratificante ver que, por intermédio de uma palestra, é possível sensibilizar os jovens da importância dos patrimônios culturais e naturais, incentivando sua preservação e sentimento de pertencimento de Rocha Leão”, disse.
Para o aluno do 5º Ano, Nicollas Almeida Lacerda, de 10 anos, a oficina foi muito importante. “Gostei muito porque aprendi coisas importantes sobre Rocha Leão. Eu não sabia, por exemplo, que a antiga estação, que hoje é o Centro Ferroviário de Cultura, foi erguida com pedras. Também foi legal saber que devemos preservar os locais que são uteis para todos nós”, contou.