Macaé começou a realizar ações com servicos de odontologia com a proposta de garantir a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, fundamental para a saúde geral.
Somente neste sábado (14), 100 crianças – previamente cadastradas nas unidades escolares – foram beneficiadas por meio de um mutirão, que aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A iniciativa, que faz parte do Programa Odontologia Coletiva, será contínua e objetivo é reduzir a fila de atendimento da rede de odontologia do município.
O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, esteve presente no mutirão e agradeceu a equipe, que contou com profissionais da rede e estudantes de odontologia.
“A ação começou com crianças da rede municipal de educação e será estendida a toda população que depende da rede odontológica do município. Nosso objetivo é proporcionar acesso aos serviços essenciais de saúde e a promoção do atendimento humanizado, disponibilizando, por exemplo, dias e horários acessíveis aos trabalhadores”, destacou o secretário, que também agradeceu a presença da diretora do Hospital Público Municipal (HPM), Mayara Rezende.
Com um sorriso aberto, Pedro Enzoh da Silva, de apenas 5 anos, se mostrou corajoso e feliz enquanto realizava o tratamento. A mãe do pequeno, Lidiane da Silva Rangel (25), afirmou nunca ter presenciado algo tão eficiente.
“Eu sou macaense e moro aqui a vida toda. Confesso nunca ter visto algo tão bacana. Foi rápido e eficaz, além disso, fomos tratados com tanto carinho e acolhimento que, de fato, eu não consigo explicar. Estou encantada e muito agradecida”, afirmou Lidiane, moradora do bairro Malvinas.
O Programa Odontologia Coletiva realiza orientações educativas, escovação e aplicação de flúor e funciona assim: nas visitas às unidades escolares é identificado os alunos que precisam receber intervenções e, com isso, essa criança é encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas.
De acordo com a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, hoje é um dia de realizações. “A sensação é de dever cumprido. Mas o trabalho continua. No próximo sábado acontece um novo mutirão, que vai contemplar alunos de 18 unidades de ensino da rede municipal”, destacou Carla.