Levantamento da ABIH-RJ e HotéisRIO divulgado nesta terça-feira (19) apresentou o panorama da ocupação hoteleira no estado para o feriado prolongado de Tiradentes (21 a 24/04). Três cidades da Costa do Sol estão na liderança do ranking hoteleiro no estado. Vale lembrar que será comemorado o “segundo carnaval” do ano, já que as atividades que seriam realizadas em fevereiro foram adiadas por conta da onda de Covid-19 promovida pela variante Ômicron.
Arraial do Cabo (96,80%), Cabo Frio (93,50%) e Armação dos Búzios (93,40%) compõem o “pódio” das cidades com maior reserva de quartos. A cidade com segunda maior rede hoteleira do estado – Macaé (91,5%), perdendo apenas para a capital – aparece em quarto, empatada com Itatiaia e Penedo. Rio das Ostras também aparece bem colocada, com 87,2% dos quartos reservados.
“Saímos de um feriado da Semana Santa com números excelentes e mantivemos o nível no Carnaval. Fora todo o simbolismo da volta desta festa, que é o maior espetáculo do mundo, os números representam que estamos trilhando o caminho certo para a retomada total das atividades, tendo o turismo como a locomotiva que irá gerar desenvolvimento econômico e social para o nosso estado”, analisa o secretário de Estado de Turismo Sávio Neves.
Mercados emissores – De acordo com a pesquisa, 86% das reservas foram realizadas por turistas domésticos. Os principais mercados emissores são dos estados de São Paulo, seguido por Minas Gerais. Turistas do próprio Rio de Janeiro também irão se deslocar para outras cidades, ficando na terceira colocação. Já o Espírito Santo, também no sudeste brasileiro, é o estado que aparece como quarto colocado.
Se engana quem pensa que os turistas estrangeiros não representam parcela significativa. O levantamento apontou que estes representam 14% dos hóspedes. A maior parte tem origem nos Estados Unidos, seguidos de Argentina, Chile e Colômbia.
Público viajante – O levantamento da ABIH-RJ / HotéisRIO mostra que casais e famílias predominam, seguidos por visitantes sozinhos e grupos. Entre as faixas etárias, o primeiro lugar fica com as pessoas entre 31 a 40 anos, seguidos pelos de 41 a 50, 51 a 60 e 21 a 30.
Já entre os estrangeiros, os públicos são predominantemente casais, seguidos de visitantes individuais, famílias e grupos. A faixa etária de 41 a 50 anos fica em primeiro lugar, seguida da faixa de 31 a 40 anos e, depois, de 21 a 30 e de 51 a 60.