O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve nesta terça-feira (1), com o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), Pedro Castilho para debater uma solução para o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que está em processo de depreciação durante anos.
No encontro, ficou estabelecido o próximo passo para que Macaé alcance uma solução definitiva. Para o presidente da CENTRAL, essa é uma parceria que promoverá benefícios para todos os atores envolvidos.
“O município, a CENTRAL e, sobretudo, para a população Fluminense, que poderá usufruir de um transporte de tecnologia de ponta”, disse Pedro Castilho.
Na ocasião, foi acordado entre o prefeito, o presidente e a diretora de Engenharia e Operações, Debora Teixeira, o agendamento de uma visita ao município de Macaé para levantamentos técnicos das condições das composições dos VLTs.
”A ideia é realizar um processo de permuta com o Estado que, realizaria um investimento em nossa cidade em troca dos trens.Ficou agendada para as próximas semanas uma visita técnica com o presidente da Central do Brasil e com a diretora de Engenharia e Operações, Débora Teixeira no sentido de se fazer os levantamentos técnicos das condições das composições dos VLTs.” afirmou Welberth Rezende.
Desde 2012, a cidade tenta implantar o meio de transporte, em conjunto com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Duas composições do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), com dois vagões cada uma, chegaram a iniciar a fase de testes em 2012. As composições, movidas a diesel e equipadas com ar condicionado, têm capacidade para atender 368 passageiros cada uma.