Cabo Frio está realizando o Cadastro Permanente de Artistas da cidade. A ação é aberta a todos os profissionais que atuam com música, artes plásticas, artes cênicas, literatura ou outras atividades culturais, além dos representantes dos espaços artísticos, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva cultural do município.
Todo o processo é realizado de forma online, pelo site oficial da Prefeitura. Com este mapeamento, Cabo Frio se insere no contexto do Sistema Nacional de Cultura, incentivando e fortalecendo a atividade cultural cabo-friense e ampliando as possibilidades de geração de trabalho e renda no segmento.
O cadastramento é unificado e juntará a base de dados que já consta na Secretaria Municipal de Cultura, com os registros realizados para o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi) e pela Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural.
O registro também serve de base para a criação de um portfólio dos agentes culturais locais, conforme demanda prevista no Plano Municipal de Cultura. No formulário devem ser inseridos dados pessoais, cursos realizados, principais trabalhos e áreas de atuação, entre outras informações.
No momento do cadastro, é preciso anexar documento com foto, comprovante de residência, portfólio com fotos, reportagens, printscreens de redes sociais que constem datas, currículo, e certificados de comprovação do tempo de atividade artística