A Escola Municipal Cilea Maria Barreto, no Cruzeiro, Rasa, poderá se tornar uma escola cívico-militar. O assunto foi tratado durante reunião entre o prefeito Alexandre Martins e o deputado federal Sargento Gurgel (PSL).
“Já conversei com nossa secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Carla Natália e decidimos que a Escola Municipal Cilea Maria Barreto, no Cruzeiro é a pretendida para implantarmos o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no município. Precisamos aguardar a consulta pública à comunidade escolar”, disse o prefeito.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
Vale lembrar que essa é uma pauta ideológica alinhada ao atual Governo Federal. Entretanto, Alexandre Martins garante que não está pensando nisso. “Independente de políticas partidárias, nosso objetivo é oferecer um ensino de qualidade para nossos estudantes com a chancela dos militares”, comentou.
De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e administrativa.