“É uma dificuldade muito grande depender de ônibus. Na maioria das vezes, a gente depende de carona. Já pensei em vender a minha casa por conta da falta de ônibus no local”; a dificuldade da auxiliar administrativa Maricelia Barbosa, de 37 anos, moradora do bairro Imburo, é a dificuldade de outros milhares de macaenses que dependem do transporte público diariamente. Visando melhorar o serviço, a Prefeitura de Macaé já deu início nos trâmites para a relicitação das linhas municipais.
Vale lembrar que a gestão anterior ao prefeito Welberth Rezende renovou o contrato de prestação do serviço com a empresa Sistema Integrado de Transporte (SIT), que gere as linhas. Entretanto, em meados de 2021, o governo municipal abriu novo processo licitatório. De acordo com o chefe do Executivo municipal, a primeira parte – que envolve elaboração de termo de referência e estudos prévios – já tramitou. No início de 2022, devem acontecer as audiências públicas.
“Tenho recebido muitas reclamações do transporte público na cidade. A SIT é campeã de reclamações. A primeira parte já foi tramitada e vamos fazer, no início do ano, as audiências públicas”, pontuou Welberth.
O prefeito lembrou que, através de trabalho de fiscalização, conseguiu melhorias no serviço, que ainda é considerado insatisfatório. “Trabalhamos bastante com fiscalização, conseguimos aumentar o número de ônibus rodando na cidade, saindo de 105 e chegando a 185. Também readequamos algumas linhas, além de criarmos outras 12. Aplicamos cerca de 3.000 multas à SIT esse ano. Ainda assim, a empresa não entrega um serviço de qualidade”, concluiu.
Confira o anúncio do prefeito Welberth Rezende sobre o processo de licitação: