A Câmara de Macaé aprovou o Projeto de Lei (PL) 084/2021, de iniciativa do vereador Rafael Amorim (PDT) e coautoria de Iza Vicente (Rede), que institui o programa de coleta seletiva de lixo sólido para reciclagem e possível reutilização, diminuindo os impactos ambientais.
Rafael agradeceu pelo apoio recebido e diz acreditar que o PL trará grandes benefícios para a cidade. “A coleta seletiva está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico quando o lixo que produzimos tem uma destinação adequada. Peço a sensibilidade do governo para viabilizar esse caminho, que também fortalece a educação ambiental.”
Já Iza falou sobre o recente encontro que teve com uma família de catadores. “Eles me relataram os desafios que é exercer esse trabalho na cidade. Como não há cultura da coleta seletiva, muitos condomínios não permitem a retirada de material. Essa é uma profissão que gera renda e que garante a sobrevivência de muitos”, disse.
Durante os debates, os parlamentares solicitaram que a prefeitura estabeleça, em conjunto com a empresa responsável pela coleta de lixo, meios para colocar em prática o PL. Agora, o PL vai para sanção do prefeito Welberth Rezende.