O Condetur – Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol reuniu representantes de 13 municípios da Costa do Sol nesta segunda-feira (27/9), durante o Fórum Municipal de Turismo de Cabo Frio, para discutir um alinhamento regional e a possibilidade de uma regulamentação urgente do transporte turístico, em geral, utilizado por ônibus, micro-ônibus e vans.
Com o avanço da vacinação e a queda na curva da contaminação pela Covid-19, o setor de turismo inicia uma retomada. A grande procura pela região Costa do Sol no verão, em especial nos eventos de natal, réveillon e carnaval, preocupa o Conselho Regional de Turismo que busca reunir as demandas do setor e dos municípios para apresentar às autoridades responsáveis pela fiscalização.
De acordo com o presidente do Condetur, Marco Antônio Navega, a iniciativa procurou ouvir o setor privado e o poder público sobre o tema e promover a troca de experiências entre os destinos.
“A região Costa do Sol é uma das mais fortes e importantes para o turismo nacional, sendo composta por destinos com reconhecido potencial turístico. Com essa integração pretendemos avançar nesse tema, apoiar os municípios nas suas regulamentações, bem como cobrar e propor soluções aos órgãos competentes”, ressalta Navega.
Outra deliberação do Conselho é pela realização de um Seminário específico sobre os temas transporte turístico e estudo de carga. A data será anunciada em breve.
Para José Alexandre Almeida, Diretor do Condetur, a proposta é ordenar o transporte turístico, estabelecendo um regramento e, desta forma, criar condições para a melhor operação do grande fluxo de visitantes que buscam os municípios nos meses de verão.
“Antes de promovermos os destinos é preciso estruturar as cidades para bem receber os visitantes, de forma a atender também os moradores”, finaliza José Alexandre.
Uma carta com reivindicações do setor foi elaborada e será entregue ao Governador Cláudio Castro nesta quarta-feira (29/9) durante o Fórum Estadual de Turismo que acontece no Hotel Royal, na praia de Cavaleiros, em Macaé.