Nesta semana o programa Consultório na Rua prosseguiu com ações específicas de abordagem noturna junto aos que se encontram em vulnerabilidade social (situação de rua, em condição de rua, profissionais do sexo, dentre outros). Nessa ação os locais escolhidos foram as Praças Veríssimo de Melo e Washington Luiz.
Durante a ação, que seguiu as regras de distanciamento social, foi disponibilizado testes rápidos para HIV e sífilis. Foram distribuídos kits higiênicos, preservativos masculino e feminino e máscara de proteção. Macaé segue a Política Nacional para População em Situação de Rua.
A abordagem acontece uma vez por mês, sempre no período da noite e conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. Na abordagem os participantes também recebem orientações sobre os cuidados que devem ter durante a pandemia e doenças transmissíveis, principalmente aquelas que acometem a população em situação de rua.
De acordo com o coordenador do programa, Victor Tavares (que é residente em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ), o “Consultório na Rua” acontece com o objetivo de garantir a quem necessita o acesso aos serviços de proteção e prevenção à saúde. “A ideia é oportunizar acesso a saúde à população marginalizada, com atendimento humanizado e universalizado”, ressaltou.
Consultório
O programa funciona na rua Doutor Zamenhoff, nº 154, Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal). O atendimento, que segue protocolos sanitários, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O foco é atender quem se encontra em vulnerabilidade social, com ações integrais de promoção, prevenção da saúde e proteção, frente às necessidades dessa população.