Alvo de preocupação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) e de outras entidades de classe de Macaé, as obras do Aeroporto de Macaé, que devem acontecer em 2022, não irão paralisar as operações já existentes. É o que garante a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal.
Em nota enviada ao ErreJota Notícias – Costa do Sol, a empresa relembrou que passou por processo semelhante em Florianopolis, aeroporto também administrado pela concessionária, que passou por obras e não teve suas atividades paralisadas.
“Entre 2018 e 2019, [a Zurich Airport Brasil] realizou a obra de construção do novo complexo aeroportuário de Florianópolis, um projeto que contemplou reformas e ampliações de pista, taxiway, pátio e a construção de um terminal com 50 mil metros quadrados. O aeroporto da Capital catarinense operou regularmente no período”, lembrou o texto.
De acordo com a concessionária, o novo Aeroporto de Macaé terá ainda mais infraestrutura para as operações do setor de óleo e gás. Vale lembrar que essa é a principal atividade do local. “Dentro do portfólio da empresa no Brasil, Macaé tem papel de destaque como referência em offshore no Brasil”, pontuou o texto enviado.
“A concessionária não medirá esforços para mantê-lo neste patamar, bem como ampliar sua participação neste mercado em um período de médio prazo – ainda antes da inauguração do novo terminal – o que resultará em desenvolvimento econômico para toda a cidade”, diz a nota.
Segundo a gerente de Projetos da Zurich Airport Brasil, Jasmine Reis, o terminal de passageiros e o pátio de aeronaves que serão construídos estão previstos para uma área que não conflita com a atual área operacional. “A ampliação da pista contará com faseamento e programação de obras alinhados com a operação habitual de forma a não impactar os pousos e decolagens”, explicou.
Outra parte do aeroporto que receberá intervenção é a pista, que será ampliada. Entretanto, concessionária reforça ainda que manterá sempre em operação a extensão de pista necessária para voos offshore.
O novo Aeroporto de Macaé está previsto para ser inaugurado em 2023.