Boas Práticas de Saúde Mental da Infância, Adolescência e Juventude, foi tema do primeiro seminário da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Pedro da Aldeia, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento reuniu especialistas, gestores, profissionais de saúde e representantes de diversas regiões do estado, com o objetivo de fortalecer políticas públicas e promover o intercâmbio de experiências exitosas no cuidado integral a crianças, adolescentes e jovens.
A programação do evento contemplou mesas temáticas e debates voltados ao aprimoramento das práticas de saúde mental nos territórios. O município aldeense foi representado pela assessora especial da Saúde Mental, Rosemary Calazans, pela coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes, e pelas psicólogas Fabiana Castro, Stefany Camacho de Oliveira Joia e Jackeline Andrade Barbosa da Silva.
Organizado pela Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o seminário contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ) na mesa de abertura, representado pelos conselheiros Renato Fernandes e Eliana Santos.
Durante o seminário, foi lançado o ebook “Histórias da Atenção Psicossocial no Estado do Rio de Janeiro — Narrativas da Clínica da Atenção Psicossocial para Crianças, Adolescentes e Jovens”, obra que reúne 124 relatos de práticas, trajetórias e experiências desenvolvidas nos serviços de saúde das nove regiões do estado. São Pedro da Aldeia teve destaque com a apresentação de cinco experiências exitosas desenvolvidas pelos serviços municipais de saúde mental.
Entre as produções estão “Capsianos, Não Estamos Sozinhos”, de Jaqueline Paula de Souza Fernandes, Fabiana Castro, Sunamita Gomes da Soledade e Suelen Flores; “Ressignificar: Grupo Terapêutico para Crianças Vítimas de Violências”, de Jéssica Alana da Silva Santos; “Cuidado em Liberdade e Política Antimanicomial: Avanços na Garantia de Direitos para a Juventude a partir da Resolução CNJ nº 487/2023”, assinado por Renata Nogueira Antum Gomes, Rosemary Calazans Cypriano e Fernanda Rodrigues da Guia; “Cineclube Terapêutico: Adolescentes em Cena”, de Stefany Camacho de Oliveira Joia e Jackeline Andrade Barbosa da Silva; e “Prática Ampliada de Cuidados no Território”, de Sheila Cristina de Oliveira Gomes.
A coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes, falou sobre a experiência. “O I Seminário de Boas Práticas em Saúde Mental da Infância, Adolescência e Juventude reafirma a potência do trabalho desenvolvido cotidianamente pela Rede de Atenção Psicossocial de São Pedro da Aldeia. O fato de todos os serviços da RAPS do município terem tido trabalhos aprovados para publicação evidencia não apenas a qualificação técnica das equipes, mas, sobretudo, o compromisso ético e político com o cuidado em liberdade, territorial e integral”, destacou.








