spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

Fátima Pacheco fortalece o turismo do Norte e Noroeste Fluminense em agenda com Eduardo Paes

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur e ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, segue ampliando ações em prol do desenvolvimento do turismo e da integração regional no Estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (22), ela esteve na capital para uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, onde discutiram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, uma das principais unidades de conservação do país, que abrange os municípios de Quissamã, Macaé e Carapebus.

Durante o encontro, Eduardo Paes destacou o potencial turístico e ambiental do Parque e defendeu investimentos em turismo sustentável. Fátima ressaltou o interesse do prefeito em fortalecer a pauta e adiantou que o Rio de Janeiro deve receber uma edição do Festival Caminhos do Açúcar, evento criado durante sua gestão no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).

“O prefeito Eduardo Paes tem um olhar atento e estratégico para o interior. Além de conhecer de perto o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, ele levará para a capital o Festival Caminhos do Açúcar, o que será uma grande vitrine para o interior fluminense”, afirmou Fátima.

O Festival Caminhos do Açúcar é um dos maiores eventos de integração turística e cultural do estado, reunindo gastronomia, cultura, empreendedorismo e turismo. A iniciativa valoriza as raízes históricas e econômicas do interior, estimulando emprego, renda e fortalecimento da identidade regional.

Foco em desenvolvimento regional

À frente da coordenação de Parcerias Regionais da Embratur, Fátima Pacheco vem articulando ações para aproximar municípios e transformar o turismo em vetor de desenvolvimento sustentável. Em agosto, ela promoveu em Quissamã uma reunião que contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e lideranças de Quissamã, Macaé e Carapebus. O encontro teve como objetivo ampliar o uso público do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e criar oportunidades de negócios e empregos ligados ao turismo de natureza.

A iniciativa marcou um avanço nas políticas ambientais e turísticas da região, consolidando o papel de Fátima como uma articuladora entre governos municipais, estaduais e federais.

Integração entre regiões

Na última semana, Fátima também participou, ao lado de Marcelo Freixo, da eleição do novo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Conderlagos), em Iguaba Grande. Inspirado no modelo de sucesso do Cidennf, o novo consórcio reúne municípios como Rio das Ostras, Saquarema, Cabo Frio, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo, com foco em políticas conjuntas para turismo, infraestrutura e meio ambiente.

“O fortalecimento dos consórcios é o caminho para o desenvolvimento regional sustentável. Quando os municípios atuam de forma integrada, ganham força política, técnica e institucional. O turismo é uma ferramenta essencial para gerar emprego, renda e diversificar a economia fluminense”, destacou Fátima.

Com trajetória marcada por resultados, Fátima Pacheco foi prefeita de Quissamã por dois mandatos (2016–2024) e presidente do Cidennf também por dois mandatos (2021–2024). Na Embratur, ela vem fortalecendo a política de regionalização do turismo, aproximando gestores e atraindo investimentos com foco em crescimento equilibrado e sustentável das cidades do interior.

“O interior do Estado do Rio tem um potencial extraordinário. Nosso desafio é transformar esse potencial em oportunidades reais, garantindo que o turismo gere desenvolvimento e qualidade de vida para quem vive nessas regiões”, concluiu Fátima.

Com articulação política sólida e visão estratégica, Fátima Pacheco se consolida como uma das principais vozes do desenvolvimento regional e do turismo sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img