Mais de 100 artesãos de Rio das Ostras receberam, na quarta-feira (15), a Carteira Nacional do Artesão, em uma cerimônia realizada na Biblioteca Professora Íris Galvão. A conquista representa um importante avanço para a valorização e formalização da atividade artesanal no município.
Com o documento, válido em todo o território nacional, os profissionais passam a integrar o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que reconhece oficialmente a profissão e garante acesso a benefícios e oportunidades de capacitação e participação em feiras e eventos.
Durante o evento, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o fortalecimento do setor e o aumento no número de artesãos registrados em todo o estado — que saltou de 9 mil para 25 mil em cinco anos.
A cerimônia também contou com a presença da secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, entre outras autoridades, que ressaltaram a importância da integração entre turismo, cultura e economia criativa.
Para os artesãos, a Carteira é sinônimo de reconhecimento. Raimunda Severina Leal, de 81 anos, conhecida como Dona Menininha, comemorou sua primeira certificação nacional.
“Sou costureira a vida toda e faço de tudo: patchwork, macramê, bolsas e peças de ponto de cruz. Agora, com a Carteira Nacional, meu trabalho ganha ainda mais valor”, celebrou.
A artesã Raquel Guimarães também comemorou a conquista.
“Com a Carteira, vou poder participar de feiras e ter descontos na compra de materiais. É o reconhecimento do meu trabalho como profissional”, afirmou.
O evento contou ainda com a presença de Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da RioTur, e do vereador Rafael Ulrich, relator da Comissão de Cultura da Câmara Municipal.
