spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

São Pedro da Aldeia promove capacitação para fortalecer acolhimento a mulheres vítimas de violência

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu, na terça-feira (23), a capacitação “Técnicas e Práticas de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência”, voltada para profissionais da rede socioassistencial do município. O treinamento foi conduzido pela assistente social Ludmila Pereira Roque, especialista em atendimento a vítimas de violência, com o objetivo de aprimorar o atendimento prestado pelos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

A formação buscou reforçar práticas de acolhimento humanizado, orientação correta e encaminhamento adequado para mulheres em situação de violência. Segundo a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana Oliveira, investir na capacitação contínua das equipes é fundamental para garantir um atendimento qualificado e integrado.

“Por meio da formação continuada, os profissionais estão mais preparados para acolher sem revitimizar, orientar sobre direitos e medidas protetivas e atuar de forma articulada com a rede de enfrentamento à violência. Esse processo fortalece a qualidade dos serviços e assegura efetividade às políticas públicas de proteção à mulher”, destacou.

Durante a capacitação, Ludmila Roque apresentou estratégias práticas de acolhimento, abordando temas como escuta ativa, trabalho em grupo, importância do cuidado com as próprias equipes e integração entre diferentes setores da rede — Saúde, Assistência e Segurança. Também foram realizados exercícios práticos e discussões sobre dinâmicas de atendimento.

A coordenadora do CRAS São João, Olga Sueli Rego de Figueiredo, ressaltou a relevância da iniciativa:

“É essencial que os equipamentos da assistência, como CRAS e CREAS, conheçam a Lei Maria da Penha e estejam preparados para oferecer acolhimento, escuta e orientação adequados, garantindo acesso a direitos e suporte às mulheres em situação de violência.”

spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img