A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica continua a percorrer os bairros e distritos de Macaé, garantindo a imunização de cães e gatos a partir dos quatro meses de idade. Nesta terça-feira (19), a equipe da Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde esteve no bairro da Glória, aplicando as doses.
A ação prossegue nos próximos dias
Quarta-feira (20) – Novo Cavaleiro, na Praça 29 de Julho, das 9h às 12h;
Quinta-feira (21) – Novo Horizonte, no Campo de Futebol, das 9h às 16h.
A iniciativa tem recebido grande adesão dos tutores. Joana Rodrigues, moradora do bairro da Glória, levou seu gatinho Miguel para vacinar. “O Miguel é muito especial, o resgatei debilitado e sem os dentes. Há um ano está com a família, recebendo todo cuidado, como consultas veterinárias e a vacinação anual contra a raiva”, contou.
Já Deise France compareceu ao ponto de vacinação com suas cadelinhas, Seuk e Meg. Para ela, a campanha é essencial. “É uma ótima iniciativa, incentiva o cuidado com os animais e ainda facilita o acesso, já que o atendimento é rápido e próximo de casa”, afirmou.
Orientações para vacinação
O animal deve estar saudável;
É necessário que um adulto leve o pet com a carteira de vacinação;
A vacina não é indicada para fêmeas gestantes ou lactantes;
Cães devem estar com coleira e guia;
Gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas apropriadas.
A raiva é uma doença grave e letal, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de animais infectados. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.
Para informações, solicitações ou denúncias, os moradores podem procurar a Gerência de Vigilância em Saúde, na Rua Vereador Manoel Braga, nº 425, Centro, enviar e-mail para cevas@macae.rj.gov.br, ou entrar em contato pelo Disque Dengue (0800-022-6461) e pelo WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.