O Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA) de Rio das Ostras, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, retomou os atendimentos à população após três anos sem operação.
O atendimento clínico é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, por ordem de chegada, e é voltado a todos os proprietários de cães e gatos residentes no município.
O telefone de contato (22) 2771-2351 já está disponível para informações e agendamentos, garantindo acesso aos serviços oferecidos pelo programa.
Para agendar castrações, é necessário apresentar comprovante de residência em Rio das Ostras e documento de identificação do responsável pelo animal.
O procedimento de castração está disponível para cães saudáveis com peso entre 7 e 27 quilos e idade entre seis meses e sete anos, que estejam livres de pulgas e carrapatos, fora do cio e com vacinação e vermifugação em dia.
Todos os animais passam por avaliação antes do procedimento para garantir segurança e bem-estar.
Criado há 22 anos, o PSA atua na proteção, bem-estar e controle populacional de animais, contando com sede na Fazenda Parque, localizada na Estrada Municipal, s/nº, no Praia Âncora. A área de 70 mil metros quadrados abriga consultório clínico e centro cirúrgico para castração e controle de natalidade.
Atualmente, o programa mantém cerca de 169 cães e gatos resgatados de abandono ou maus-tratos e realiza em média 50 atendimentos diários na clínica.