spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

Búzios conquista 4º lugar nacional no Prêmio Cidade Caminhável 2025

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O município de Armação dos Búzios, na Costa do Sol conquistou o 4º lugar nacional na categoria “Cidades Pequenas”, do Prêmio Cidade Caminhável 2025, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da organização internacional Urban 95 e parceria da Walk 21.

O reconhecimento veio graças a um projeto que incentiva a mobilidade ativa por meio de trilhas ecológicas que interligam unidades de conservação e promovem a sustentabilidade no município, o “Búzios Eco Trail”, criado pelo secretário e biólogo Evanildo Nascimento e pelo coordenador de Unidades de Conservação Bernardo Corty.

O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos públicos voltados à melhoria da caminhabilidade, a facilidade de se locomover a pé com conforto e segurança nas cidades, e, nesta terceira edição, considerou iniciativas realizadas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. Foram 57 inscrições válidas, provenientes de 38 cidades de 13 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país, exceto a Norte.

O projeto Búzios Eco Trail, inscrito oficialmente pela Prefeitura após recomendação da organização internacional Walk 21, se destacou nos critérios de avaliação que incluíam caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação, obtendo nota 3,8, em comparação ao primeiro colocado, que alcançou 4,2.

O Búzios Eco Trail oferece circuitos ecológicos que interligam Unidades de Conservação Terrestres, como a trilha inaugurada em 2023, com 1,5 km de extensão, ligando o Parque Municipal da Lagoinha (Praia do Forno) ao Monumento Natural da Brava. Entre as trilhas destacadas na premiação estão os circuitos Brava–Forno e Canto–Tartaruga.

Além de promover a mobilidade ativa, o projeto está inserido na agenda “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística Búzios 2030”, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água). Em 2024, esse compromisso ambiental já havia sido reconhecido internacionalmente pela ONU-Habitat.

spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img