A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma nova etapa da Operação Torniquete, com foco no combate ao roubo, furto e receptação de cargas no interior do estado do Rio de Janeiro. A ação aconteceu simultaneamente em Campos dos Goytacazes, São João da Barra (Norte Fluminense) e São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos), e resultou na prisão de 13 pessoas.
De acordo com as investigações, os criminosos têm ligação direta com assaltos a caminhões e receptação de mercadorias, além de envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios. As cargas roubadas eram distribuídas principalmente em cidades do Norte e da Região dos Lagos, sendo revendidas a empresários, comerciantes e atravessadores — dentro e fora de comunidades.
A Operação Torniquete foi criada para enfraquecer financeiramente as facções criminosas que atuam no estado. Desde setembro de 2024, já foram presos mais de 540 suspeitos, com cargas e veículos recuperados somando R$ 38 milhões. Além disso, a Polícia Civil bloqueou mais de R$ 70 milhões em bens relacionados aos investigados.
As autoridades destacam que os roubos de carga alimentam as estruturas criminosas, sendo uma das principais fontes de recursos para manter disputas territoriais e financiar pagamentos a familiares de integrantes das facções, estejam eles presos ou em liberdade. As investigações seguem em andamento.
