O município de Cabo Frio, na Costa do Sol está somando esforços com o programa Limpa Rio, do Governo do Estado, para iniciar ações de recuperação e limpeza em áreas ambientais do município. A iniciativa contempla rios, valões e lagoas com acúmulo de vegetação e assoreamento, especialmente em regiões de Tamoios e em pontos como Foguete, Peró e Jardim Esperança, no distrito-sede.
Nesta sexta-feira (23), as equipes da secretaria e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) se reuniram na sede da pasta, para alinhar as primeiras prioridades do projeto, que ainda está em fase de construção. A previsão é que uma vistoria técnica ocorra já na próxima segunda-feira (26), para análise de campo e definição das áreas mais críticas.
“Estamos elaborando o projeto em conjunto com o Estado e, com o apoio do programa Limpa Rio, vamos atuar em várias frentes para recuperar essas áreas de forma planejada e eficaz”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Segundo o secretário, o trabalho inclui o desassoreamento e a retirada da vegetação excessiva em trechos que apresentam sinais de eutrofização, quando há excesso de nutrientes na água, prejudicando a qualidade ambiental. “Nosso objetivo é restaurar os ecossistemas locais e atender a antigas demandas da população, que há muito tempo aguardava essas intervenções”, completou.