O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) foi destaque na Grande Ação Social no sábado (17), no Centro de Araruama, na Região dos Lagos. Além das 150 mulheres que tiveram a oportunidade de realizar exames de mamografia e de ultrassonografia, a população também pôde tomar vacinas e aferir pressão arterial e glicose.
A Praça Menino João Hélio ficou cheia durante o evento realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e do Instituto Vital Brazil (IVB), em parceria com a Prefeitura. A diarista Diléia Maria Correa, de 42 anos, fez questão de ser a primeira paciente: chegou às 5h e esperou pacientemente o início das atividades. Ela tem histórico de câncer na família e fez o exame como forma de prevenção à saúde.
“Há dois anos, ao fazer um exame de imagem, descobri uma glândula em minha mama. Aproveitei a realização do evento, perto de casa, para colocar a saúde em dia. Cheguei cedo e me surpreendi com as estrutura que é maravilhosa”, disse a moradora da Região dos Lagos.
O exame de imagem é um grande aliado da mulher na detecção prematura e no tratamento precoce do câncer de mama. Em 2023, o mamógrafo realizou 14.595 monografias, 9.690 ultrassonografias, totalizando 24.285 exames. Em 2024, a unidade contabilizou mais de 20 mil exames. De janeiro a maio deste, foram feitas 5.579 mamografias e 4.493 ultrassonografias.

“Cuidar da saúde da mulher é um dos compromissos de nossa gestão na Secretaria. O Mamógrafo Móvel tem por objetivo apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, além de outras doenças que atingem a população feminina”, destacou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro.
Adriana Cassimiro também aproveitou o evento na Praça Menino João Hélio, no coração da cidade, para realizar o exame de ultrassonografia. “Tenho indicação médica para o exame, pois estou me preparando para fazer uma cirurgia de hérnia inguinal. Caso fosse um dia normal, não teria essa oportunidade. O evento para mim foi uma mão na roda”, comemorou a diarista.
Além dos exames de imagens, a Secretaria de Estado de Saúde também realizou vacinação de influenza e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e apresentou uma exposição de equipamentos de controle de vetores. O IVB fez mostra de animais peçonhentos, além de organizar atividades de educação ambiental e dar orientações sobre prevenção e primeiros socorros.
“É de suma importância manter a caderneta de vacinação em dia. São ações importantes que nos permitem vacinar e saber informações sobre controle do mosquito em domicílio, evitando a proliferação do inseto”, declarou a comerciante Elaine Soares Ferreira, de 61 anos.
Na área social, o evento ofereceu ainda emissão da segunda via do RG; isenção das certidões de nascimento, casamento e óbito; carteira digital de trabalho e balcão de emprego; seguro desemprego, além de orientações sobre os direitos do consumidor.
