Leia a nossa última edição #10

spot_img

Cinturão de proteção da Lagoa de Araruama tem investimento aprovado

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) aprovou o investimento da Prolagos para a finalização do cinturão de proteção da laguna ao longo de toda a orla de São Pedro da Aldeia. A confirmação veio durante reunião realizada nesta segunda-feira (31) do prefeito aldeense com o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, na capital fluminense.

O encontro também abordou as ações em andamento na Lagoa de Araruama, com foco na melhoria das condições sanitárias da região. Também estiveram presentes, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão; os prefeitos de Cabo Frio e Iguaba Grande, Dr. Serginho e Fabio Costa; o secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira; além de representantes da Agenersa e da concessionária Prolagos. 

Obras seguem em ritmo avançado

O município aldeense segue avançando com ações de limpeza da lagoa e dos canais da cidade. Os bairros Bela Vista, Jardim Soledade, Morro do Milagre e Fluminense vão receber os cinturões de proteção da laguna. Os serviços seguem em ritmo acelerado, com as equipes concentradas no bairro Fluminense, especialmente na Rua 12 de Outubro, onde realizam o recorte para a instalação dos tubos coletores tronco de esgoto. Esses equipamentos terão a função de captar os resíduos das redes menores e direcioná-los à Estação Elevatória de Esgoto (EEE), localizada no bairro Morro do Milagre. De lá, os efluentes seguirão para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Balneário, garantindo que nenhum resíduo seja despejado na Lagoa de Araruama.

 Já o bairro Nova São Pedro contará com uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), em construção na Rua Epaminondas Pereira Nunes pela concessionária Prolagos. A obra está sendo acompanhada de perto pelo secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres, para garantir a que a obra seja executada de acordo com as normas técnicas.

A estrutura será responsável pela coleta e bombeamento do esgoto das áreas mais baixas para as mais altas, recebendo as contribuições desde o bairro Fluminense, que antes desaguavam no Canal do Mossoró, e direcionando-as à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Balneário. Na localidade, já foram implantados mais de 1,3 km de cinturão coletor de tempo seco, um sistema que impede vazamentos irregulares e protege a Laguna de Araruama contra o despejo de materiais poluentes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img