Neste sábado (08) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura de Macaé irá inaugurar na próxima segunda-feira (10), às 18h, a “Expomulher”.
A mostra será integrada a exposição “Mulheres Solo Sobre-Vivências”, no Hall do Teatro Municipal – Praça das Artes e Galeria Hindemberg Oliver. A visitação estará aberta até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A proposta é apresentar diversas obras de artistas macaenses mulheres.
A Expomulher contará os expositores Amanda Morais, fotografia; Ingllithy Pio, shapes de skate; Lídia Gonzalez, pintura em porcelana; Loo Stavale, gravura; Marina Hera, desenho; Pilar Matias, acrílica sobre madeira;
Já as obras da exposição Mulheres Solo Sobre-Vivências reúnem imagens dos fotógrafos Romulo Campos, Claudia Barreto e Ana Chaffin. A mentoria e coordenação são da professora Marilena Garcia, com as contribuições da historiadora Gisele Muniz, a assistente social Darana Azevedo, a gerente Sônia Terezinha, edição de vídeos de Márcio Borges e a designer Etelma Almeida, com a consultoria do fotógrafo Lívio Campos.
A exposição retrata a vida de mulheres solo em um projeto fotográfico que registrou o cotidiano de mulheres, residentes na cidade de Macaé, que são mantenedoras do lar. Através de um documentário e das fotos, foram registrados seus desafios, dificuldades, resistência, conquistas e lutas. A mostra começou no ano passado e prossegue de forma itinerante.