Ao longo do mês de Janeiro, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Área Técnica de Vigilância e Prevenção a Violência, da Gerência de Vigilância em Saúde, irá realizar uma série de atividades em alusão à Campanha Janeiro Branco, nas unidades de atendimento para chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental.
A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, lembra que o Janeiro Branco é o mês de conscientização e sensibilização sobre a importância da saúde mental e emocional da população.
“Neste mês, vamos reforçar a importância de ter uma mente saudável, mas o cuidado com a saúde mental e emocional deve acontecer o ano todo”, frisou.
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção a Violência, Aracely Gomes, ao longo do mês de dezembro a equipe do órgão fez um treinamento com os profissionais das Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de material para ser usado durante a campanha.
“Cada unidade irá definir as estratégias que serão utilizadas como rodas de conversas, palestras, espaço terapêutico e atividades para o autocuidado”, disse.
Aracely acrescentou que o Janeiro Branco surgiu para ampliar o debate em torno da saúde mental e reforçar a importância de falar sobre estresse, depressão e ansiedade.
“São questões que muitas vezes as pessoas ficam em silêncio por medo dos julgamentos”, frisou.
Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a proposta é reforçar a importância de ações consistentes e duradouras para o cuidado com a mente através de um estilo de vida mais equilibrado e saudável.