Em uma disputa acirrada, o volante Rodri, do Manchester City (Inglaterra) e da seleção espanhola, superou o favorito Vinicius Junior e ficou com a Bola de Ouro 2024. A cerimônia promovida pela revista France Football em parceria com a Uefa e o jornal L’Équipe, foi realizada nesta segunda-feira (28) em Paris, celebrando os maiores nomes do futebol mundial.
O jogador espanhol, de 28 anos, brilhou na temporada 2023/24 ao vencer a Premier League, o Mundial de Clubes e a Supercopa da Uefa com o City, além de conquistar a Eurocopa com a Espanha.
Ele terminou a temporada com impressionantes 50 jogos, 9 gols e 13 assistências, consolidando-se como peça fundamental de sua equipe.
O atleta brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), ficou em segundo na premiação, enquanto o inglês Jude Bellingham, também da equipe espanhola, garantiu a terceira posição.
Entre as mulheres a honra de levar o troféu da Bola de Ouro para casa também ficou com uma atleta da Espanha, a meio-campista Aitana Bonmatí, que foi peça importante na conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona (Espanha) e da Copa do Mundo com o seu país. Este é o seu segundo título consecutivo de melhor jogadora. A temporada impecável da jogadora também rendeu-lhe o prêmio The Best e o título de melhor jogadora da Copa do Mundo.