Nesta sexta-feira acontece em Cabo Frio a ocupação cultural da da Sophia Editora, a partir das 17h. O evento irá receber a editora Laboriosa Produções Poéticas, uma iniciativa de Júlia Vita e de Paula Lemos que tem sede em Niterói e em Salvador.
Em seu estande, estarão presentes lançamentos recentes do catálogo: os livros “Farmaceia vazante”, de juliana C. alvernaz, “Figo branco”, de Kim Wicks, e “Vai ver eu dou meu toque”, de Nathália Ranny – que estará presente para autógrafos. O livro “Alga viva”, de Júlia Vita, e a primeira plaquete coletiva da iniciativa também estarão disponíveis. A ocasião celebrará o lançamento do livro “refinaria”, de Rodrigo Cabral – editor da Sophia Editora, por onde estreia agora sua carreira como escritor.
O evento afirma ainda a importância de parcerias entre editoras. No cenário editorial independente, ações coletivas promovem maior possibilidade do público acessar a diversidade literária do país. No caso da Laboriosa Produções Poéticas e da Sophia Editora, a parceria já conta com um histórico que vai desde mesas de debate na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) até outras atividades também em Cabo Frio.
Além de ações presenciais, os editores das duas casas – Júlia Vita e Rodrigo Cabral – participam dos bastidores das produções dos livros publicados por cada uma. Rodrigo Cabral elaborou o projeto gráfico de diversos livros da Laboriosa; Júlia Vita já preparou e revisou para a Sophia, e foi responsável pela edição e prefácio de “refinaria”.
No dia 25, o público poderá assistir a apresentações musicais, exposições de artistas visuais e de obras literárias. Às 17h, o músico e poeta Junior Carriço abre as atividades com apresentação de músicas autorais e de Victorino Carriço (1912 – 2001), seu avô. Victorino deixou importante legado poético para a Região dos Lagos. Às 18h30, é a vez da apresentação do trompetista Reginaldo Mendonça. Das 18h50 às 20h, leitura de poemas e bate-papo com Rodrigo Cabral. Às 20h30, Lis e Rodrigo Britto fecham a noite com voz e violão.
O encontro contará ainda com exposições dos seguintes convidados: Azulamarelo, estamparia artesanal da produtora Marilac Braga; Subverso Zines, do escritor e editor Frederico Tavarez; Selo Iguana e Borboleta, da escritora e editora Eliana Navarro; Atila Reis, artista visual que fará pintura ao vivo; Rapha Ferreira, artista visual e ilustrador de “refinaria”, com exposição de telas originais do livro; Retratos da Nana, projeto fotográfico da fotógrafa e escritora Natalia Alves Forattini; e Zel, que fará caricaturas ao vivo.
As atividades têm entrada gratuita e acontecerão no Espaço Cultural Sophia Editora, que fica no Centro, na Rua Major Belegard, 502, das 17h às 22h.