Assim como o município e a BRK possuem uma parceria para a realização dos trabalhos de coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ, a parceria da população para que este serviço seja prestado de forma plena é fundamental. A concessionária, em parceria com Macaé Convention & Visitors Bureau, realizou um encontro especial com empresários da cidade para orientar sobre a necessidade do descarte correto de resíduos e como cada um pode colaborar para isso no dia 24/09.
A reunião foi uma das ações da campanha “Cada coisa tem seu lugar e cada um tem seu papel”, que orienta os cidadãos sobre a forma correta de tratar os resíduos sólidos, como entulho, lixo e óleo.
A ideia central é indicar que esses materiais não devem ser descartados nas tubulações de esgoto e que o sistema exclusivo não deve receber água da chuva, assim como as galerias de água pluvial não devem receber o efluente doméstico. O objetivo é evitar que equipamentos sejam danificados, causando problemas como vazamentos nas vias públicas ou retorno para os imóveis.
Somente nos primeiros sete meses do ano (janeiro a julho), foram retiradas, aproximadamente, 160 toneladas de resíduos por meio do processo de gradeamento nas estações elevatórias (centrais de bombeamento) e nas estações de tratamento da cidade.
Entre os materiais mais comuns estão os lenços umedecidos e panos, além do óleo de cozinha e outros materiais plásticos constantemente retirados das redes em pontos comerciais importantes da cidade, como a Avenida Atlântica, entre as praias Campista e dos Cavaleiros.