Como parte das comemorações pelo Setembro Verde, mês que ressalta a importância da doação de órgãos, o Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, promove na quinta-feira (26/09) uma série de eventos para marcar a data. O hospital é o primeiro no ranking de captação de órgãos e tecidos na Região dos Lagos.
A programação pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos do HERC terá início às 11h com a apresentação do recém formado Coral Doação e Voz, formado por funcionários do hospital, em homenagem aos doadores. Em seguida, haverá o Momento Gratidão, com depoimentos de doadores e receptores e, por fim, o plantio das mudas de jasmim no Jardim do Doador.
Nos primeiros meses deste ano, a equipe do CIHDOTT do hospital captou 41 órgãos, entre eles, coração, fígado, rins, pulmões, córneas, ossos e tecidos. Com o trabalho de busca ativa, o hospital está em primeiro lugar no ranking das notificações de casos com suspeita de morte encefálica da DPO Regional de Itaperuna.
Há dois anos, o HERC ganhou o Jardim do Doador de Órgãos. O espaço é uma homenagem às famílias que disseram “sim” à doação, à renovação da vida, num ato de solidariedade e amor a pessoas desconhecidas, mas que têm no transplante a única chance de seguirem em frente.
É uma área de acolhimento às famílias com pacientes em suspeita ou já confirmados de morte encefálica – explica a enfermeira Michele Guedes, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da unidade.