Para marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21/09, unidades de saúde do Estado promoveram palestras junto aos seus colaboradores, pacientes e acompanhantes. Nas rodas de conversas, o tema discutido foi a elaboração de Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiências.
Somente neste ano, os Hospitais Estaduais Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo; João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Roberto Chabo, em Araruama; Zilda Arns, em Volta Redonda; o Instituto Estadual do Cérebro, no Rio; e a UPA Colubandê, também em São Gonçalo, contrataram, através de processo seletivo, 137 profissionais PCDs. As unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado.
A coordenadora de RH do HEAT, Maria Cristina Lopes, garante que os contratados desempenham as suas funções com responsabilidade, desenvoltura e carisma. Ela destaca que eles estão hoje nos setores de farmácia, Centros de Trauma e Imagens, almoxarifado, emergência e clínica médica. “Abraçar as diferenças é mais que incluir. Este é o nosso lema e vamos avançar com muito mais processos seletivos para PCDs em nossas unidades”.