O Creci-RJ segue com uma atuação intensiva no combate aos contraventores. Apenas no primeiro semestre de 2024, agentes da fiscalização percorreram as cidades do Rio para garantir operações imobiliárias seguras e em conformidade com as normas vigentes. Tal esforço resultou na emissão de 241 autuações por exercício ilegal da profissão na Região dos Lagos.
Dessas 90 autuações são de Rio das Ostras. Já Cabo Frio, Búzios e Arraial dos Cabo somam 81 autuações; enquanto Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia correspondem a 70 autuações.
As visitas são feitas em imobiliárias, estandes de vendas, loteamentos, feiras de vendas de imóveis ou qualquer estabelecimento onde haja denúncia de negociação irregular de imóvel.
Os fiscais também efetuam o trabalho de retorno aos locais anteriormente notificados para averiguar se irregularidades foram resolvidas. “Nosso objetivo é proteger tanto a sociedade quanto os profissionais que atuam de maneira correta”, disse o fiscal Ivan Rodrigues.
O superintendente do Conselho, Marcus Limão, comenta que, ao todo, foram efetuadas 4870 diligências, sendo quase metade delas (2.418) motivadas por denúncias.
É relevante destacar que o trabalho da fiscalização não se limita às autuações. O Conselho tem desenvolvido, de forma constante e em diversas frentes, operações conjuntas com outros órgãos, como Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), entre outras.