Macaé, uma cidade com diversidades naturais, culturais e históricas, completa 211 anos nesta segunda-feira (29/07) com uma vasta programação. A partir das 8h, a população poderá participar do Hasteamento das Bandeiras, no Paço Municipal. Em seguida será a vez do Desfile Cívico e Militar, na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba, às 9h.
O Desfile Cívico e Militar começará com a Capitania dos Portos de Macaé, fundada no município em 1984 com o objetivo de exercer uma autoridade marítima na região. Também estarão presentes os representantes da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) Forte Marechal Hermes, única organização militar representante do Exército Brasileiro na cidade, instalada em 1613.
Responsável por garantir a segurança de Macaé, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã e Carapebus, os policiais militares do 32º Batalhão de Polícia Militar também compõem o desfile. Outros representantes são da 2ª Companhia Destacada do Batalhão de Ações com Cães (BAC), inaugurada em Macaé no aniversário do município em 29 de julho de 2023, com sede na Praia Campista ao lado do Parque da Cidade. O 9º Grupamento de Bombeiro Militar, que oferece atendimento à população macaense desde outubro de 1976, complementará as comemorações.
Trânsito
Para a realização do desfile cívico de 211 anos de Macaé, a Avenida Elias Agostinho e Avenida Agenor Caldas estarão totalmente bloqueadas, a partir das 5h da manhã de segunda-feira (29/07). Agentes da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana irão sinalizar as vias e fazer a organização do tráfego. Após o término do evento, as vias serão liberadas. Os condutores devem evitar circular pela região durante o evento.