spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Instituto Albatroz assume execução do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) 

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Desde o início do mês de junho de 2024, o Instituto Albatroz, que conta com um Centro de Visitação em Cabo Frio, executa o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras em parte da Região dos Lagos. A realização do PMP-BC/ES é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama. São 25 praias monitoradas – de Unamar, em Cabo Frio, à Prainha, em Arraial do Cabo, passando pelas praias de Búzios – somando 54 quilômetros de litoral.

O monitoramento é feito diariamente a pé e em quadriciclos por técnicos e monitores. Durante a atividade, aves e tartarugas marinhas encontradas vivas pelas equipes de campo são encaminhadas para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) da fase de transição, em Araruama, também sob responsabilidade do Instituto Albatroz. Os animais encontrados sem vida também seguem para o CRD, onde são submetidos à necropsia para que a causa da morte seja determinada, quando possível.

Neste primeiro mês da execução do PMP pela instituição, 48 animais entre aves marinhas e tartarugas foram recolhidos (17 vivos e 31 mortos).

Entre os vivos, estão cinco pinguins-de-Magalhães, que foram resgatados nas areias das praias de Cabo Frio (dois na praia do Forte), Búzios e Arraial do Cabo. Nesta época do ano, os pinguins estão em migração, em busca de águas mais quentes, e muitas vezes vão parar nas areias das praias por conta de cansaço extremo ou por estarem doentes.

Nestes casos – e, também, nos casos de tartarugas e outras espécies de aves marinhas – os banhistas devem acionar o PMP através do telefone 0800 991 4800. 

Entre os resgatados está também um albatroz, ave que é o símbolo da instituição que, após reabilitado, será reintegrado à natureza, assim como os outros animais em recuperação. No dia 30 de junho, duas aves – um atobá e uma gaivota – marcaram a primeira soltura com o Instituto Albatroz à frente do PMP-BC/ES nas três cidades da região.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img