A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou a 1ª Conferência Municipal das Cidades, sediada na 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). Além do secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, representantes da Secretaria de Estado das Cidades e da Procuradoria-geral do Estado estiveram presentes no evento.
O encontro foi dividido em três eixos temáticos. O primeiro, Habitação e Regularização Fundiária, contou com a palestra do advogado e diretor-geral de Fiscalização de Urbanismo de Saquarema, Ricardo Sampaio Cardoso. O segundo eixo, Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas, foi abordado pelo engenheiro sanitarista Leonardo Nogueira. Já o terceiro eixo, Controle Social e Gestão Democrática das Cidades, foi ministrado pelo arquiteto e urbanista Felipe Araújo.
Durante o período da tarde, o biólogo sênior e secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio Moreira, deu continuidade às palestras, abordando o tema Saneamento Básico. Em seguida, foram iniciadas dinâmicas para a elaboração de propostas, que terminaram em uma roda de conversa para a votação das mesmas. A última etapa foi a eleição dos delegados que representarão o município nos âmbitos Estadual e Federal.
Também participaram do evento a controladora-geral do município, Danielle Prudente, e a subcontroladora, Vivian Machado Neves; além de representantes do Observatório Social, da Federação de Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA), da GPAM e da Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (Asaerla).