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Parlamento Juvenil da Alerj visita escolas de Maricá e Cabo Frio

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Os líderes do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) visitaram na quarta-feira, 19, o Colégio Estadual João Gomes Mattos Sobrinho, no distrito de Inoã, e a Escola Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio. As visitas fazem parte da divulgação do começo das inscrições para a 15ª edição do projeto Parlamento Juvenil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Mais visitas serão feitas a escolas estaduais de outros municípios fluminenses. Ainda esta semana, os “parlamentares” irão viisitar uma escola em Macaé.

No Colégio João Gomes, a diretora Claudia Cosendey comentou sobre a seriedade do projeto.

“Eu acho o projeto muito bacana, acompanho já há algum tempo. Por isso, gosto de dizer aos alunos a importância da participação deles. Pois é desta maneira, que eles podem se manter ativos no contexto da sociedade e futuramente poderem gritar pelos direitos.

De acordo com o coordenador, o deputado Danniel Librelon (REP), a 15ª edição do Parlamento Juvenil está cada vez mais perto.

“No próximo dia 24 vamos iniciar a primeira etapa do projeto: as inscrições. Nesta etapa, é de suma importância que todos os jovens da Rede Estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro tenham conhecimento do que é o Parlamento Juvenil e de como ele funciona. Por isso, é fundamental que realizemos visitas em cidades estratégicas que não tiveram representatividade nas edições anteriores”, destacou.

Natália Toledo, gestora do projeto, atentou que é fundamental continuar fomentando o protagonismo dos jovens na política.

“É necessário que o projeto seja cada vez mais divulgado, tornando-se um evento conhecido e esperado a cada ano pelos futuros deputados estaduais juvenis. O objetivo deste ano é que os 92 municípios tenham um representante, e a Equipe Parlamento Juvenil só vai parar quando alcançarmos os quatro cantos do Estado Fluminense”, garantiu.

A agenda começou na Escola Estadual Miguel Couto em Cabo Frio. Cerca de 250 alunos receberam as informações de como funciona o projeto. A diretora da unidade, Stefania Antunes, explicou que a visita da equipe do Parlamento Juvenil nas escolas faz diferença.

“Recebendo a informação direto da equipe responsável eles conseguem assimilar muito melhor. O cartaz pode até ajudar, mas ao surgir dúvida, terá alguém de imediato para explicar na hora. Acreditamos no projeto porque sabemos que ele dá a oportunidade ao jovem de se desenvolver como cidadão, aprendendo seus direitos e deveres”, pontuou.

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