Buscando facilitar o acesso e centralizar o atendimento e a oferta de tratamentos, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou o Programa Municipal de Controle e Tratamento de Tabagismo em um novo endereço. Agora, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, na Rua Professor Souza, nº 111, em Bacaxá (no calçadão).
O programa tem por objetivo fornecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e oferecer tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar. A equipe do programa é constituída por uma médica de clínica geral, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma nutricionista, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma farmacêutica. Todos os profissionais são atualizados e capacitados pelo Instituto Nacional de Câncer -INCA e pelo Ministério da Saúde.
O Programa Municipal de Tabagismo realiza, anualmente, uma média de 750 atendimentos. A unidade, contudo, pode atender a um número muito maior, já que a capacidade semanal de atendimentos é de 60 pacientes. A unidade oferece todo o tratamento, que é inteiramente gratuito, e também disponibiliza a medicação para tratar a dependência química desenvolvida pelo consumo da nicotina.