spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Saquarema Surf Festival começa nesta segunda-feira, 15, na Praia de Itaúna

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Praia de Itaúna, em Saquarema, volta a ser o palco do surfe mundial nesta segunda-feira, 15. É quando começa a quarta edição do Saquarema Surf Festival, em memória a Leo Neves, com apoio da prefeitura. O primeiro dia será iniciado pelo QS 5000 masculino, valido pelo Circuito Banco do Brasil de Surfe.

Esta etapa com status máximo do Qualifying Series, continua na terça-feira, 16, e será disputada por 118 surfistas de 8 países. O QS 5000 feminino só começa na quarta-feira, 17, junto com a categoria Pro Junior Sub-20. Já a largada do Longboard está agendada para a quinta-feira, 18. Todas as seis competições do maior Festival de Surfe da América Latina, marcam pontos nos rankings regionais da WSL South America e serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

O QS 5000 do Saquarema Surf Festival será a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e também da temporada 2024/2025 da WSL South America. A primeira rolou em Torres, no Rio Grande do Sul, com os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp largando na frente na corrida pelos títulos sul-americanos, nos rankings que classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Os campeões na Praia dos Molhes, vão defender as lideranças no Maracanã do surfe brasileiro.

Matheus Navarro venceu o Circuito Banco do Brasil de Surf em Torres/Fotos: WSL/Daniel Smorigo

A segunda-feira será iniciada com uma triagem de surfistas do Rio de Janeiro, que vai indicar os dois últimos participantes do QS 5000. Depois acontecem as 4 baterias da primeira fase, as 8 da segunda e mais 4 das 16 da terceira rodada masculina. Dos 118 participantes de 8 países do QS 5000 masculino no Saquarema Surf Festival, 48 estrearão no primeiro dia, sendo 39 do Brasil, 3 do Peru, 3 da Argentina, 1 do Chile e até 1 dos Estados Unidos e 1 da Polonia.

Uma das atrações da segunda-feira é o campeão mundial de ondas gigantes da WSL, Lucas Chumbo Chianca. Ele está escalado na primeira bateria da segunda fase, junto com Noah Machado e Amando Tenório. O quarto adversário será o vencedor do confronto que vai inaugurar a quarta edição do Saquarema Surf Festival, realizado desde 2021 pela 213 Sports em memória ao bicampeão brasileiro Leo Neves. Nesta primeira bateria, estão Niccolas Padaratz, Odacir Nonato e Davi Reina.

Por ser a primeira e até agora única etapa de 5.000 pontos da temporada 2024/2025 da WSL South America, o resultado no Saquarema Surf Festival irá determinar uma nova ordem no ranking regional. A vitória certamente valerá a primeira posição na disputa pelo título sul-americano e pelas vagas para o Challenger Series. O líder Matheus Navarro, vai estrear na 14.a bateria da terceira fase, então só irá competir na Praia de Itaúna na terça-feira.

Lucas Chumbo vai defender a liderança do ranking

Participam 118 surfistas de 8 países – 100 do Brasil, 5 do Peru, 5 da Argentina, 2 do Uruguai, 2 do Chile, 2 do Equador, 1 dos Estados Unidos e 1 da Polonia.

Na lista destas principais estrelas do Saquarema Surf Festival, estão o atual campeão sul-americano, Mateus Herdy, Lucas Silveira, Edgard Groggia e Rafael Teixeira, que também vão disputar o Challenger Series esse ano. Tem também o filho do Leo Neves, Valentin Neves, o vice-campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe de Torres, Mateus Sena, o peruano Alonso Correa, classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, os ex-tops da elite do CT, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, o campeão mundial Junior da WSL em 2019, Lucas Vicente, e o número 3 desta categoria em 2023, Leo Casal.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img